sábado, 12 de outubro de 2013

Exercícios de alta intensidade e uso de antiinflamatórios

Vários são os benefícios obtidos através do exercício aeróbico (corrida, natação, ciclismo, etc), dentre eles a melhora do sistema imunológico e melhora de funções metabólicas essenciais, controle do peso corporal e redução de gordura corporal, diminuição do estresse, depressão e ansiedade e melhora do humor e qualidade do sono. Há também evidências de que o exercício físico está relacionado à melhora da capacidade cognitiva, com melhora na concentração e memória. 
Durante uma corrida, o lado direito do cérebro é estimulado. Então quando precisar resolver um problema com clareza ou colocar as ideias no lugar para realização de um projeto, faça uma corridinha antes de sentar e concentrar para esta atividade.


Durante o exercício física aeróbico intenso, há um aumento do estresse oxidativo (por aumento de radicais livres) devido à alta demanda de oxigênio, principalmente pelos músculos, podendo gerar um processo inflamatório no organismo dependendo da intensidade e duração do exercício.

Então eu devo usar antiinflamatórios e antioxidantes se eu faço atividades intensas??


Caaaalma..

O exercício físico aeróbico promove adaptações fisiológicas que são indispensáveis na recuperação e adaptação do praticante de atividade física/atleta, com conseqüente melhora no desempenho. 
Essas adaptações ocorrem por diversos mecanismos, dentre eles a inflamação e a geração de estresse oxidativo por aumento da produção de radicais livres (RL), como as espécies reativas de oxigênio (ROS), que poderiam ser superados pelo uso de antioxidantes e antiinflamatórios. 

Portanto, a inflamação é necessária para o processo de adaptação e melhora do desempenho!

Os antioxidantes, mesmo em pequenas quantidades, têm a capacidade de modular substâncias oxidantes, dependendo de sua concentração, tornando-se pró-oxidantes (geradores de oxidação/inflamação).
Diversos estudos têm mostrado que ainda é controverso o uso de antioxidantes na melhora do desempenho de exercícios aeróbicos, mostrando efeitos positivos em exercícios de longa duração, como o ultraendurance e efeitos negativos por possuírem efeitos pró-oxidantes e capacidade de reduzir o desempenho por inibição de importantes processos de adaptação dependentes do estresse oxidativo e lesão muscular gerados pelo exercício.

O uso de antiinflamatórios no esporte, principalmente nos esportes de alta intensidade, pode ter efeito contrário ao esperado. 
Estudos mostram que o uso de medicamentos antiinflamatórios aumentam os lipopolissacarídeos (LPS) no intestino, geradores de inflamação da mucosa intestinal e do aumento da permeabilidade intestinal. Como consequência, você pode ter uma inflamação sistêmica, aumento das infecções no trato respiratório superior (comuns em atletas com disbiose intestinal), má absorção intestinal (os nutrientes não serão absorvidos e o risco de perda óssea e fratura por estresse é bem maior). 
Além disso, o uso de antiinflamatórios tem pouco efeito na dor em uso após provas intensas como as ultramaratonas. 

 
Vale mais a pena apostar nos alimentos antiinflamatórios e antioxidantes.



E fazer um bom descanso!
Não adianta treinar pesado se não houver descanso e um bom sono para recuperação completa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário