quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Pão (sem) queijo

Recebo no consultório muitos pacientes com sintomas relacionados à intolerância à lactose ou alergias à proteína do leite.
O leite e os derivados do leite apresentam na sua composição diversas proteínas, tais como: alfa-lactoglobulina, beta-lactoglobulina, caseína entre outras. Além das proteínas, os lácteos podem ou não apresentar um açúcar chamado lactose. 

Mas afinal, o que é intolerância à lactose? E alergia às proteínas do leite? 

A alergia obrigatoriamente envolverá uma reação inflamatória, mediada por imunoglobulinas, ou seja, seu corpo produz anticorpos contra um determinado antígeno (corpo estranho ao intestino), nesse caso as proteínas do leite de vaca, e não a lactose (carboidrato presente no leite). 
Sintomas: intestinais: diarréia, distensão abdominal, flatulência, obstipação e ainda sintomas sistêmicos: sintomas respiratórios (infecções de vias área, com aumento na produção de secreções nasais e muco na garganta: otite, dermatite, rinite, sinusite, bronquite asmática), inflamação da mucosa intestinal e até pequenos sangramentos intestinais, obesidade (por o leite ser um alimento que eleva a insulina – hiperinsulinêmico), gastrite, refluxo, enxaqueca, , ansiedade, dentre outros.

No caso da Intolerância, ela acontece porque o organismo não produz ou passa, por algum motivo, a produzir pouca enzima lactase, responsável pela digestão da lactose (o açúcar do leite). Em consequência, a lactose se acumula no intestino, para onde atrairá água, será fermentada pelas bactérias e haverá formação de gases, provocando diarréia, cólicas, distensão abdominal, e desconforto. Estudos epidemiológicos no Brasil mostram que até 87,7% da população apresenta um grau de intolerância à lactose, pois a medida que crescemos o nosso intestino deixa de produzir lactase.

Então vamos às receitas.
Separei 2 receitas de falso Pão de Queijo (para os mineirinhos fãs de laticínios rsrsrs).

Pão (sem) queijo


Ingredientes: 
½ xícara de abóbora japonesa cozida
½ xícara de batata doce cozida 
1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada 
1 colher de sopa de polvilho doce 
1 colher de sopa de polvilho azedo 
3 colheres de sopa de água filtrada 
1 colher de sopa de óleo de coco 
1 colher de café de sal marinho 

Modo de preparo: 
Amasse a batata doce e a abóbora com garfo. Misture todos os ingredientes com a mão até ponto de enrolar. Faça bolinhas e coloque em uma forma antiaderente. A massa não pode grudar na mão. Se grudar, coloque mais um pouco de polvilho. Mo le za!


Pão de beijo


Ingredientes 
250 g de polvilho azedo 
150 g de polvilho doce 
250 ml de água 
1 colher (sopa) de óleo ou azeite 
1 colher (sopa) rasa de sal 
3 colheres (sopa) bem cheias de purê de mandioquinha gelado 

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes secos numa vasilha funda e misture. Junte a água e o óleo numa chaleira e ferva. Quando estiver fervendo despeje esta mistura sobre os itens secos e mexa bem. Neste momento tome cuidado com o calor da massa, isto pode te queimar. No inicio o polvilho vai “gelatinar” e será bem difícil e pegajoso para mexer, mas conforme a massa for esfriando ficará mais fácil e com mais forma. Quando a massa estiver com uma temperatura suportável para sua mão, coloque o purê de mandioquinha e trabalhe bastante a massa para incorporá-la. Depois de certo tempo manipulando a massa você perceberá que ela começa a desgrudar da sua mão. Deixe-a descansar por 30 minutos. Acenda o forno a 180/200ºC. Volte a trabalhar a massa e molde seus pãezinhos. Eles dobram de tamanho depois de assados. Se for comê-los em seguida coloque os pãezinhos na forma de maneira bem espaçada e asse até ficar bem dourados. Se for congelá-los apenas molde cada pãozinho e coloque no freezer. Sirva sempre o pão quentinho. Dica - Até que você fique craque e saiba visualmente a condição de sua massa, molde alguns pãezinhos e coloque no forno enquanto a massa descansa. Esta tática vai ajudar você saber se a massa esta farinhenta, o nível do sal e a maciez. Depois da segunda ou terceira vez você não precisara fazer mais isso. 
Fonte: Receita e foto do Bambu Chuveroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário