Essa semana vou falar um pouco sobre saúde intestinal e esse vídeo ilustra muito bem a importância de um intestino saudável no bem estar de uma pessoa.
Nosso intestino é composto por bactérias probióticas (bactérias do bem*), bactérias comensais e bactérias patogênicas (bactérias do mau*)
*Este conceito já foi abandonado pela Microbiologia, pois as bactérias somente terão papel bom e ruim dependendo do local e situação em que estiverem presentes.
As bactérias probióticas podem exercer diversas funções benéficas à nossa saúde, tais como:
- Função nutricional: síntese de vitaminas do complexo B e vitamina K;
- Função digestória: síntese de enzimas digestivas (principalmente enzima lactase, responsável pela digestão dos carboidratos do leite), regulação do trânsito intestinal e absorção de nutrientes;
- Função cardiovascular (redução dos níveis de colesterol): veja como tudo está interligado!! Você tem colesterol alto e não tem alta ingestão de gorduras? Como está o funcionamento do seu intestino e sua microbiota intestinal?
- Função metabólica: auxiliam na detoxificação hepática, metabolizando medicamentos, hormônios, carcinógenos, metais tóxicos e outros xenobióticos (substâncias químicas estranhas ao organismo);
- Função imunomoduladora: competem com as bactérias causadoras de doenças, produzem anticorpos e aumentam a produção de citocinas anti inflamatórias.
A alteração desta microbiota intestinal, onde há aumento de bactérias patogênicas e redução de bactérias probióticas, é chamado de disbiose intestinal. Esta condição tem sido relacionada com diversas patologias como o câncer.
Fique atento à saúde do seu intestino.
Um bom funcionamento intestinal é caracterizado por:
- Esvaziamento completo (satisfatório)
- Ausência de mal cheiro
- Fezes que afundam no vaso (e não sujam a borda)
- Ausência de dores abdominais, gases e sensação de inchaço (estufamento após refeições)
- Boa digestão
- Ausência de sintomas gástricos: gastrite, azia, refluxo, arrotos
- Fezes do tipo 4 na escala de Bristol
#tecuida
#nutriçãofuncional
Por isso é muito importante a saúde do intestino, pois ele influencia diretamente em todo o corpo.
ResponderExcluir