Os leites vegetais são feitos a partir de oleaginosas (castanha de caju, castanha do Brasil, amêndoas, nozes), sementes (semente de girassol e abóbora), cereais (arroz, quinua, amaranto, aveia) e tubérculos (inhame).
Os leites vegetais são riquíssimos em nutrientes e excelentes substitutos do leite de vaca.
O processo de germinação utilizado para o seu preparo melhora a quantidade enzimática, de vitaminas e minerais e até de proteínas.
Após o preparo básico do leite, você pode aromatiza-lo com mel, xarope de agave, canela, fava de baunilha, tâmaras, etc. Basta usar sua imaginação.
Este leite pode ser usado em preparações como smoothies (batido com frutas congeladas), vitaminas, purê, mingau, sobremesas ou puro mesmo que é uma delícia.
Veja como o seu preparo é fácil:
- Lave bem os grãos antes.
- Todo resíduo que fica no coador poderá ser reaproveitado em sopas, mingaus, assados ou na confecção de pães e tortas.
- Para obter uma consistência homogênea, os leites vegetais necessitam ser bem coados com pano de malha fina (pode ser coador de pano usado para café). No caso de optar pelo pano, reserve-o só para esse fim.
- Os leites vegetais não toleram temperaturas elevadas. Conserve-os sempre em geladeira e se precisar aquecer, não deixe ferver, pois podem talhar. O uso da canela é indicado quando o leite for aquecido.
Receitas:
![](https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1185799_611998498851806_1185383643_n.jpg)
![](https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/944794_599580576760265_2085063050_n.jpg)
Obs: Você pode fazer este mingau também acrescentando uma banana amassada à preparação.
#tecuida #rawfood #alimentaçãoviva
Nenhum comentário:
Postar um comentário