quarta-feira, 20 de agosto de 2014

De onde vem essa onda de alergias alimentares?

As dietas detox funcionam? Por que retirar glúten e lactose da sua rotina? Entenda o que esses alimentos podem fazer no seu organismo para saber se estas dietas funcionam para você…

alergias alimentares natural vibe
Tudo se inicia na gestação. Quando a mãe inicia uma gestação com alergias alimentares, flora intestinal desequilibrada e conseqüente deficiência nutricional, o bebe terá mais chances de desenvolver também alergias alimentares. Outros fatores cruciais no desenvolvimento de alergias são a forma como este bebê chegou ao mundo (parto normal ou cesariana), amamentação exclusiva e a introdução de alimentos complementares à amamentação. Bebês que nascem de parto normal recebem da mãe as primeiras bactérias para colonização intestinal, iniciando o fortalecimento do seu sistema imunológico. Esse reforço é continuado pela amamentação, rica em anticorpos e nutrientes, necessária para o desenvolvimento do bebê. A introdução alimentar deve ser feita com muita cautela, pois é uma das principais vias de prevenção de alergias alimentares. Os alimentos potencialmente alérgicos, quando introduzidos, irão gerar imunoglobulinas (IgG) e anticorpos de memória que o sensibilizarão para a vida toda quando em contato com esses alimentos.
Primeiramente, é necessário entender a diferença entre alergias e intolerâncias alimentares:
Alergia Alimentar é a denominação utilizada para as reações adversas aos alimentos, que envolvem mecanismos imunológicos, resultando em grande variabilidade de manifestações clínicas.

Intolerâncias alimentares, como por exemplo, na intolerância à lactose, serão desencadeados sintomas pela incapacidade de se digerir a lactose (por falta da enzima lactase), ocorrendo a fermentação da lactose, culminando em sintomas como formação de gases, cólicas, estufamentos, dores intestinais, mau hálito e até diarreia, porém, não há intermediação do sistema imunológico.
Leia a matéria completa que escrevi para o Natural Vibe: Alergias Alimentares para Natural Vibe

Nenhum comentário:

Postar um comentário